segunda-feira, 16 de abril de 2012

O progresso material de uma família ou empresa

Muitas pessoas se fazem essa pergunta: por que certas famílias e certas empresas logram mais sucesso do que outras? O que elas fazem que as diferenciam e as levam ao progresso material, tão almejado por quase todos nós seres humanos? Seguindo a maioria, eu fiz essa pergunta ainda muito cedo, quando era criança. E demorei muito para encontrar uma resposta na qual eu mesmo pudesse acreditar. Talvez um dia consiga chegar a uma resposta mais completa ou totalmente diferente da que cheguei até agora.
 Porém, por enquanto, penso que ela explica, mesmo que parcialmente, o motivo que leva muitas empresas e famílias ao progresso material. Segundo as conclusões que cheguei, vivendo e observando o comportamento de muitas famílias, embora nada de forma científica, mas sim apenas por observação, é que as famílias e as empresas que mais prosperam são aquelas onde as pessoas fazem um pouco acima da média e de forma melhor que as outras, cinco ações básicas do nosso dia-a-dia. São elas: comprar, produzir, vender, administrar pessoas e administrar dinheiro.

Ao conversar com as pessoas, sobre assuntos profissionais ou sobre preferências de atividades, é fácil identificar que as pessoas têm preferências por certas atividades. Uns gostam de vender, outros gostam de comprar, outros de produzir, outros de administrar pessoas. É mais difícil encontrar uma pessoa que diga que gosta de fazer todas essas atividades. Algumas têm enorme dificuldade para gerir a empregada da casa ou a babá das crianças. Imaginem se tiver que gerir uma gama de profissionais em uma empresa.

Algumas pessoas são excelentes vendedoras. Ninguém as bate numa competição de vendas. Mas no momento em que recebem o dinheiro da comissão da venda não sabem o que fazer e, muitas vezes, se desfazem rapidamente do recurso sem que o mesmo deixe nada de concreto.

Quando a pessoa tem capacidade para desenvolver uma ou duas dessas cinco ações antes descritas e não tem nenhuma habilidade com as demais, muito provavelmente seu progresso material será pequeno. O que faz o progresso material de uma família ou empresa ser superior à média é a capacidade de agir de forma acima da média nas cinco ações.

Saber comprar é uma arte dominada por poucos. Comprar o produto certo, na hora certa, pelo preço certo, não é uma tarefa fácil. Se comprar o produto certo na hora certa, porém com o preço errado, o resultado já deixará de ser potencializado. E há pessoas com essa habilidade. Parece que sabem primeiro que qualquer outro o que comprar, como comprar, para que comprar e quanto pagar pelo produto. É fácil ver pessoas deixarem de comprar determinados produtos ou bens achando, por exemplo, que estão caros. Na seqüência outro compra e então todos descobrem que era um excelente negócio. Porém só se tornou um grande negócio a partir da hora em que a pessoa certa o comprou.

Só que de nada adianta comprar o produto certo, na hora certa, pelo preço certo, se na hora de usá-lo como insumo na produção de outro bem, por exemplo, não se produzir da melhor forma possível. Ou seja, produzir o produto certo, na hora certa, pelo menor custo.

Mesmo que o produto certo seja comprado na hora certa, pelo preço certo, utilizado na produção de bens ou de serviços de forma também correta só que na hora da venda, não se vendeu na hora certa pelo preço certo o resultado deixará de ser potencializado.

É uma seqüência de ações que vão potencializando resultados. Isso leva a um progresso material acima da média das demais famílias ou empresas. Se houve a compra certa, na hora certa, pelo preço certo, a utilização na produção de bens ou serviços feita da melhor forma e o produto final vendido da melhor forma pelo melhor preço, conseqüentemente, isso permite a entrada de recursos financeiros no caixa no maior montante possível. Se houve todo esse processo bem sucedido até então é sinal de que, em primeiro lugar, essa família ou empresa sabe gerenciar muito bem o dinheiro. Pois somente quem sabe gerenciar bem o dinheiro consegue comprar na hora certa pelo preço certo. Escolher o produto certo já é outra habilidade. Em segundo lugar, mostra que sabe também gerenciar pessoas. Somente em um lugar onde houver gerenciamento correto do dinheiro e das pessoas, se consegue concluir o ciclo da compra, da produção e da venda de forma a potencializar os recursos materiais e humanos envolvidos e chegar ao melhor resultado.

E quando se tem uma ou mais habilidades na ação de comprar, produzir, vender e administrar pessoas, as habilidades que faltarem poderão ser buscadas em terceiras pessoas que poderão se somar ao negócio para prosperar. Agora a habilidade para administrar dinheiro tem que fazer parte da família ou da empresa, sob pena do progresso material não ocorrer. Se a família ou a empresa ou mesmo uma das pessoas que a comandam, tiver a habilidade de administrar bem o dinheiro, para comprar, para produzir, para vender e para administrar pessoas ele poderá muito bem suprir a deficiência contratando pessoas de fora da família ou da empresa. Quem administra o dinheiro acaba sendo quem cuida do negócio. E esse o principal responsável pelo progresso material. Isso porque saber administrar dinheiro é uma arte dominada por poucos.

Portanto, o progresso material está na conjugação do conjunto de ações de comprar, produzir, vender, administrar pessoas e administrar dinheiro e não na extrema habilidade em uma única dessas ações.

Pense nisso e boa semana.

Autor: Alfredo Fonceca Peris
Economista e sócio-diretor da Peris Consultoria Empresarial