segunda-feira, 9 de abril de 2012

A elaboração de um currículo atrativo

A maneira mais usada para se apresentar a uma empresa ou a um recrutador, visando a candidatura a uma oportunidade de trabalho é através do envio de um currículo. A partir da análise deste poderá surgir o interesse do recrutador ou da empresa pelo candidato. Mesmo quando o candidato é apresentado por uma pessoa conhecida ou por um dos membros da empresa, sempre é solicitado para que envie um currículo para uma análise prévia.

Sendo assim, quando da elaboração do currículo o candidato deve tomar alguns cuidados que, em minha opinião, serão decisivos para uma boa impressão do analista e para despertar neste o interesse em conhecer o profissional.

A experiência na seleção e recrutamento tem mostrado que as empresas procuram pessoas preparadas para o trabalho, bem humoradas e de bem com a vida, todavia, com seriedade demonstrada nos detalhes.

O primeiro cuidado que o profissional deve tomar, na hora de fazer o seu currículo, é colocar uma foto em baixa resolução, de tal forma, que deixe o arquivo bem leve, uma vez que hoje normalmente os currículos são enviados via internet. A foto deve ser tirada de maneira formal e, preferencialmente, de frente. Foto para currículo deve mostrar como a pessoa realmente é e ser apresentada de forma convencional. Fotos tiradas de forma descontraída, em festas ou para guardar no álbum pessoal não devem ser colocadas em currículos.


O segundo cuidado é colocar todas as suas informações de maneira sucinta e objetiva de tal forma a caber em uma página. Se forem muitas informações, é preferível diminuir o tamanho da fonte a distribuir o currículo em duas ou mais páginas. Dado o cuidado com o meio ambiente, os custos da impressão e o tempo necessário para imprimir várias páginas, os recrutadores preferem sempre o currículo em uma página apenas. Se somente as informações essenciais forem colocadas, o currículo caberá em uma página, e será o suficiente para o analista saber se o candidato reúne ou não a habilidade, o conhecimento e a experiência necessários para o desempenho da função. Não se esqueça que, dependendo da função e da cidade onde você vive, para uma única vaga divulgada, às vezes serão enviados mais de cem currículos. Imagine se todos os candidatos enviarem currículos com quatro ou cinco páginas?

O terceiro cuidado é, se possível, elaborar o currículo no Word e gravar em PDF, pois isso evita o risco do seu currículo não ser aberto por incompatibilidade de versões do programa. Nos arquivos PDF não são encontrados esses tipos de problemas.

O quarto cuidado a ser tomado e que, talvez devesse ser o primeiro, é pensar todos os dias no seu currículo. Se imaginar precisando enviar um currículo a uma empresa e imaginando o que seu passado profissional permitiria colocar no currículo. Por isso, o importante é sempre ter no seu computador pessoal um currículo pronto. Pelo menos uma vez por ano atualizá-lo e se colocar na condição de um analista de seu currículo. Por isso, é importante saber o que um analista considerará no seu currículo, quando você precisar enviá-lo a uma empresa.

Normalmente, as empresas organizadas e mais atrativas para se trabalhar, têm um organograma atualizado, com todas as funções definidas e com todas as tarefas que os ocupantes de cada função deverão executar. Portanto, ao definir pela contratação de um novo colaborador, seja para substituir alguém que foi promovido ou que deixou a empresa ou mesmo para suprir alguma deficiência de pessoal, a empresa saberá exatamente qual o perfil do profissional que precisa.

Dentro desse perfil, normalmente o analista precisará saber qual a habilidade, qual o conhecimento e qual a experiência que o candidato tem. Isso tudo deverá ser demonstrado no currículo. Virtudes como vontade, comprometimento e disciplina, vitais para o sucesso em qualquer atividade de nossas vidas e, principalmente no trabalho, normalmente o entrevistador e o psicólogo da empresa procurarão saber durante as entrevistas com o candidato. Por isso é tão importante elaborar um currículo que lhe possibilite ter a oportunidade de ser chamado para uma entrevista.

Uma vez que o currículo se propõe a mostrar a habilidade, o conhecimento e a experiência, é importante que ele seja preparado ao longo da vida estudantil e profissional do candidato. A começar pela sua formação escolar. Alguém que concluiu todo o seu ciclo de estudos sem interrupções e sem reprovações, já demonstra que tem habilidade para estudar, disciplina e comprometimento com o que se propõe a fazer. Portanto, é o primeiro item a ser analisado.

Ao citar as empresas em que já trabalhou e as funções que já exerceu, demonstrará sua capacidade de execução de tarefas e seu desempenho. Muitas dúvidas suscitam no analista de um currículo quando ele analisa a trajetória profissional de uma pessoa. Normalmente, os analistas conversam com muitos profissionais. Dependendo do tamanho da cidade e da experiência do analista, da maioria das empresas de sua cidade já passaram por ele candidatos que nelas trabalharam. Portanto, ao falar da empresa onde já trabalhou, o candidato deverá, muitas vezes, estar apenas confirmando informações que o analista já conhece. E se estiver falando algo muito diferente do que é a realidade, em virtude das perguntas que lhe serão feitas, fatalmente irá cair em contradição e terá poucas chances de ser contratado.

Outro detalhe muito importante é o tempo de serviços prestados a cada empresa. Existem currículos que demonstram que a pessoa, com menos de 30 anos de idade, já teve mais de uma dúzia de empregos e, ao entrevistar o candidato, se descobre que ainda houve empregos que ele ficou tão pouco tempo que sequer colocou no currículo. Dificilmente um profissional com um currículo, assim, terá chance em uma empresa boa para se trabalhar. O tempo de serviço prestado, as funções exercidas, as tarefas executadas, numa mesma empresa, credenciam sempre o candidato a participar de outros processos seletivos com chances de ser contratado.

Portanto, ao elaborar seu currículo e enviá-lo a uma empresa ou a um recrutador, lembre-se que o mesmo estará falando por você. Será seu representante. E lembre-se, também, que provavelmente, você terá alguns segundos ou, com sorte, alguns minutos, para que seu representante possa falar por você. Dependendo do que ele disser, sequer será impresso e analisado melhor ou repassado para que outras pessoas envolvidas no processo o analisem. Infelizmente, dado o montante de trabalho que as pessoas têm nas empresas atualmente, não por má vontade ou por desconsideração, mas simplesmente por limitação de tempo, em função também do alto número de currículos recebidos, a análise de um currículo é feita num espaço muito pequeno de tempo. Se o currículo não demonstrar ter o que o analista procura, será descartado imediatamente.

Em função disso, é sempre recomendado também que não se envie o currículo só por enviar. Envie-o quando a função disponível e anunciada puder ser ocupada por você. Se você é um ótimo profissional de RH e a vaga oferecida for para um profissional com experiência na área financeira, mesmo que você precise de um trabalho novo, aguarde o anúncio de uma vaga na área de RH para só então enviar seu currículo. Lembre-se que os analistas de RH lembrarão de você após o envio do seu currículo pela segunda ou terceira vez num curto espaço de tempo, para o mesmo lugar.

Quando o profissional está trabalhando em uma empresa é sempre recomendado, antes de se candidatar a uma vaga em outra empresa, ter certeza de que realmente quer trocar de empregador. Quando o profissional se candidata apenas para ver se a outra vaga oferece algo a mais ou apenas para ter a oportunidade de barganhar uma remuneração maior no emprego atual provavelmente ele fechará todas as portas tanto com o recrutador quanto com a empresa preterida em função de uma renegociação do contrato atual.

Pense nisso e boa semana.

Autor: Alfredo Fonceca Peris
Economista e sócio-diretor da Peris Consultoria Empresarial